Ayurveda, Yoga e auto-cura

Incisa | 14 julho, 2017


O Ayurveda é parte da herança espiritual mais remota da humanidade com seus conhecimentos e sabedoria profundos. Ela se desenvolveu em paralelo com a Yoga em seus conceitos primários.
A integração holística dessas duas modalidades e suas aplicações mútuas, como o uso de ásanas de acordo com as referências Ayurvédicas, assim como o auxílio das terapias Ayurvédicas nos tratamentos Yoguicos, proporcionam uma melhor qualidade de vida.
Ambos utilizam métodos de cura preventivos, adequando dietas apropriadas, exercícios e hábitos de vida saudáveis, que juntos proporcionam bem estar e um corpo harmônico.
Segundo o Ayurveda existem três forças primordiais no corpo, chamadas “Dosha” em Sânscrito. Cada ser humano tem sua própria combinação “Tridosha”, que se manifesta através dos cinco elementos da natureza (Água, Ar, Éter, Fogo e Terra).
A combinação desses elementos da origem as tipologias que são: Vata (Ar), Pitta (Fogo), Kapha (Água). Hábitos de vida, alimentos incompatíveis, mudança de estação, emoções reprimidas e fatores de estresse podem atuar para mudarem o equilíbrio de V – P – K, causando o desequilíbrio que conhecemos por doenças.
Para que se mantenha em um estado harmônico de saúde é preciso ser capaz de digerir os alimentos (e sentimentos), transformando-os em energia para o corpo. Isso só acontece se o corpo, a mente e os sentidos estiverem trabalhando em conjunto e de maneira harmoniosa.
O Ayurveda dispõe de métodos complementares, como a massagem Ayurvédiaca associada a óleos e ervas. Seu objetivo é auxiliar um organismo debilitado à recuperar o equilíbrio, enquanto que a mudança de hábitos ajudará na prevenção deste desequilíbrios.
Desta perspectiva, o Yoga, a meditação e os pranaymas também são utilizados de forma intensa nos tratamentos Ayurvédicos.
Yoga significa “união”, busca do equilíbrio entre corpo e mente. Este caminho é percorrido principalmente por meio das Ásanas (posturas psicofísicas) que associadas ao Pranayama (controle respiratório e dos sentidos) aumentam a energia vital.
Ele é um sistema de técnicas psicossomáticas que visam equilibrar o conjunto do corpo, energia e mente, para alcançar um estado de quietude mental na sua essência atuando para o despertar da consciência.
Ayurveda e Yoga proporcionam autoconhecimento e responsabilidade com a sua própria saúde e bem estar. Ambos enfatizam que saúde se promove com alimentação adequada, exercícios físicos, psíquicos e estado mental positivo.

Autora: Francisley Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *