Conheça os benefícios da massagem shantala para seu bebé

Incisa | 8 agosto, 2017

Você sabia que a Shantala tem origem indiana?

Shantala é uma massagem de origem indiana com bases na Yoga e na Medicina Ayurvédica e é tradicionalmente passada de mãe para filha.
Foi descoberta e trazida para o ocidente pelo ginecologista e obstetra francês, Dr. Frederick Leboyer em uma de suas viagens pela Índia. Seu livro foi publicado na década de 70 e a massagem que até então não tinha nome, passou a chamar-se Shantala, nome da jovem que massageava sem filho em Calcutá.
O contato físico é a base para o desenvolvimento e está entre uma das necessidades primárias dos homens e de outros mamíferos. O toque pode ser sentido através de um abraço, um colo, um carinho e uma massagem. Existem várias técnicas de massagem, cada uma com características e objetivos específicos. Quando se trata de bebê, a primeira massagem a ser lembrada é a Shantala.

Os benefícios da massagem são vários como:
– Estimula circulação, aumentando o fluxo de O2 e nutrientes para todo o corpo;
– Estimula o trato digestivo, aliviando as cólicas e as prisões de ventre;
– Reforça o sistema imunológico;
– Favorece adaptação da criança às diferentes situações que deverá enfrentar ao longo do seu desenvolvimento, potencializando sua auto- estima;
– Reforça a ligação entre pais e filhos. A criação de vínculo na primeira infância incentiva a criança a se relacionar e aproximar de outras pessoas;
– Facilita a percepção corporal;
– Facilita a função motora e a habilidade de coordenação;
A sequência da massagem será seguida pelo banho que completará a sensação de profundo relaxamento, trazendo a sensação da vida intrauterina.

Autora: Marjorie Delucca Linhares Lobato
Enfermeira, Consultora em aleitamento materno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *