Ciências Biológicas

cienciasbiologica

Uma nova ordem econômica mundial que preza o desenvolvimento sustentável está, pouco a pouco, se estabelecendo nos modos de produção da indústria e do comércio. Esse novo modo operacional, conseqüência da real necessidade de encontrar novas formas de uso e exploração dos recursos naturais, ampliou o campo de atuação do Biólogo, trazendo para ele novas possibilidades de crescimento profissional.

O Biólogo poderá prestar consultoria a empresas, fundações, ONG’s, sociedades de classe, entidades autárquicas, privadas ou de poder público para dirigir projetos que envolvam preservação, saneamento e recuperação do meio ambiente. Esse profissional é capacitado para a elaboração de documentos e relatórios indispensáveis para a instalação de empreendimentos que gerem impacto sobre o ambiente. Empresas como: siderúrgicas, mineradoras, hidrelétricas e montadoras automobilísticas, por exemplo, necessitam de Biólogos para se adequarem às normas ambientais previstas pela legislação para o seu ramo de atuação.

Como nas demais licenciaturas, o Biólogo poderá também lecionar no Ensino Fundamental ou no Médio, e ainda, promover atividades de estudo e pesquisa. A escolha pela carreira acadêmica o levará para os diversos cursos das áreas de saúde, biomédicas e biológicas.

Com tantas possibilidades de atuação profissional, a graduação em Ciências Biológicas é uma opção real de inserção no mercado de trabalho, acessível a todos que se sentirem chamados a atuar nessa nobre e versátil área do conhecimento.

Objetivos – A formação de um profissional em Ciências Biológicas na modalidade licenciatura plena traz, em sua base conceptiva a necessidade de uma sólida formação no campo humanístico, didático-pedagógico e ético, com amplo conhecimento crítico da realidade e do momento histórico em que a sociedade vive. Um biólogo-professor, sintonizado com as transformações científicas e sociais, além de ser competente para aprender e educar.

DISCIPLINAS OFERTADAS NO CURSO
Matemática Instrumental; Embriologia; Química Instrumental; Biologia Geral: Meio Ambiente, Biodiversidade e Saúde; Botânica I: biologia e sistemática de criptógamas; Português l; Biologia Instrumental; Anatomia; Biologia Celular; Sociologia e Bioética; Fisiologia Humana Básica; Física; Bioquímica I; Biofísica; Didática Geral; Histologia; Ecologia I; Zoologia de Invertebrados I; Estrutura e funcionamento do ensino; Português ll; Metodologia Científica; Evolução; Bioquímica II; Genética; Botânica II: biologia e sistemática de espermatófitos; Biologia Molecular; Zoologia de Invertebrados II; Ecologia II; Microbiologia; Metodologia e prática do ensino de Ciências no ensino fundamental; Imunologia; Botânica III: Anatomia e Fisiologia Vegetal; Zoologia de Vertebrados I; Metodologia e prática do ensino de Biologia no ensino médio; Geologia; Patologia; Estatística Aplicada para Biologia; Zoologia de Vertebrados II; Farmacologia; Paleontologia; Psicologia da Educação; Português lll – Libras; Filosofia e História da Ciência; Parasitologia.

Disciplinas optativas
Inventário, manejo e produção de espécies da fauna silvestre nativa e exótica; Avaliação de Impactos Ambientais; Auditoria Ambiental; Métodos em Análises Clínicas; Gestão de Biotérios; Metabolismo secundário de vegetais e suas aplicações clínicas; Hematologia; Biossegurança; Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas; Metodologias de pesquisa em Genética e evolução; Metodologias de pesquisa em Ciências Morfológicas; Botânica Aplicada ao Paisagismo e Arborização Urbana; Fundamentos de Educação ambiental; Controle de Vetores e Pragas; Gestão da Qualidade; Análises e Diagnósticos; Biomoleculares; Licenciamento e Legislação Ambiental; Bioprospecção; Cultura de Células e Tecidos; Processos Biológicos de Fermentação e Transformação; Monografia; Saúde Pública/Vigilância Sanitária e Epidemiológica; Atividades Complementares – Conteúdo Biológico.

ATIVIDADES E INFRA ESTRUTURA DOS CURSOS

São oferecidos cursos de extensão relacionados a temas abordados durante o curso, conforme demanda;
Biblioteca e Videoteca;
Sala de Internet;- Laboratórios de Informática, Anatomia, Microbiologia, Química , Zoologia;
Bioquímica, Citologia, Embriologia, Botânica e Biotecnologia.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS EM ESTÁGIOS:
UFMG-ICB
FUNDAÇÃO HEMOMINAS
GEOMINERAL
SAE – PIRAPORA
PETREL ENGENHARIA
FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO MG – CETEC
ANGLOGOLD ASHANTI
SLU-SUPERINTENDÊNCIA DE LIMPEZA URBANA – PBH
FPM – FUNDAÇÃO DE PARQUES MUNICIPAIS – PBH
COLÉGIO CENECÍSTA DOMICIANO VIEIRA
ASSOCIAÇÃO QUADRILÁTERO DAS ÁGUAS
INSTITUTO CORAÇÃO DE JESUS
SELPE
EMPRESA COMERCIAL ÁGUA MARINHA
INSTITUTO DE ESTUDOS PRÓ-CIDADANIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Informações Gerais

ESTRUTURA CURRICULAR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

LICENCIATURA PLENA
Carga Horária: 3.200 horas
Turno e horário: Manhã
Duração: 8 semestres (4 anos)
As 3.200 h de cursos são distribuidas em conformidade com as diretrizes curriculares do MEC para cursos de Licenciatura. A duração mínima para integralização do curso é de 8 semestres e o período máximo de integralização do curso é de 12 semestres.

Saiba Mais

CORPO DOCENTE

Antonio Augusto Nogueira Matias – Mestre
Claudia Nagly Nacif de Melo – Mestre
Luiz Augusto Pinto – Doutor
Maria Marta Figueiredo – Doutora
Murilo Resende Andrade – Mestre

Contato: comercial@incisaimam.com.br