Yin/Yang: duas forças que se complementam

Incisa | 8 setembro, 2017

Yin e Yang são duas forças opostas da filosofia chinesa. Um representa o positivo e o outro o negativo. Podemos identificar o Yin como o feminino, água, frio, inverno, escuro, a passividade. Já o Yang o princípio do masculino, o quente, a energia, claro, ativo, o fogo. Essas duas forças, complementam tudo aquilo que se forma no universo. O Yang é representado como o Dragão e o Yin como o Tigre.

O Yin e o Yang, são existentes em todas as manifestações da natureza, nas suas transformações em si mesmo e nos modos de se manifestar, o que gera a teoria dos 5 elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Estes não são apenas uma representação concreta, mas também uma simbologia energética dos fenômenos naturais.

A mente e as emoções são influenciadas pelo Yin/Yang. O Acupunturista promove o equilíbrio dessas duas energias para prevenir doenças e promover à saúde. Uma pessoa com muito Yang, por exemplo, tende a ser mais agitada, visto que uma pessoa com muito Yin, é mais sossegado.

De acordo com o famoso símbolo do Tai Chi, “O Grande Último” ou o Tao, retrata o yin e o yang como movimento e mudança constantes. O yin traz dentro de si o yang potencial e o yang traz dentro de si o yin potencial. O lado negro é o Yin e o branco o Yang. Precisamos equilibrar essas duas energias!

Autora: Francine Marcella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *