Análise de Pulso e da Língua em MTC

analisedepulso

O domínio diagnóstico da MTC é essencial para alcançar resultados clínicos eficazes, norteando todo o tratamento. A observação da língua e palpação do pulso são dois pilares essenciais para esse diagnóstico. Para quem os domina, a tomada de decisões clínicas se torna mais objetiva e focada. Apesar de existirem “segredos” e certa confusão sobre a língua e o pulso, é possível construir o domínio sobre tais etapas do diagnóstico. Este curso ensina o aluno a identificar e interpretar as informações de pulso e língua mais presentes na prática clínica de consultório; raciocinar sobre suas combinações; e fundamentar as bases para o estudo de alterações mais complexas.

OBJETIVOS
Capacitar alunos e profissionais para facilitar a aquisição e interpretação das informações diagnósticas mais comuns, oriundas do Pulso e da Língua, a fim de aumentar a eficácia do diagnóstico e intervenções em MTC.

PROGRAMA
1-     ESTRUTURA DO DIAGNÓSTICO EM MTC;

2-     PULSOLOGIA CHINESA:
a.     BENEFÍCIOS
b.    12 TIPOS MAIS COMUNS
c.     GUIA E PRÁTICA DE PALPAÇÃO (COMO PALPAR E O QUE PROCURAR)
d.    COMO GUIAR O ESTUDO PARA APRENDER OS 28 TIPOS DE PULSO

3-     ANÁLISE DA LÍNGUA
a.     BENEFÍCIOS
b.    GUIA DE AVALIAÇÃO DA LÍNGUA (ONDE OBSERVAR E O QUE AVALIAR)
c.     AS ALTERAÇÕES MAIS COMUNS NA CLÍNICA (COM IMAGENS)

4-     INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO
a.     PRÁTICA PULSO X LÍNGUA:
i.    O QUE VEJO?
ii.    PARA ONDE ME GUIAM?
b.    RETIRADA DE DÚVIDAS (TEORIA E PRÁTICA)

PRÉ-REQUISITO
Alunos e profissionais da Acupuntura (MTC)

IMPORTANTE!
·      O aluno que cumprir 75% de frequência e aproveitamento satisfatório, mediante avaliação do professor, terá direito ao certificado.
·      As vagas são limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
·      Caso não ocorra o número mínimo de matrículas até a data prevista para o curso, este será adiado ou cancelado. O valor pago será restituído caso ocorra o cancelamento ou, ainda, por solicitação do matriculado, desde que comunicado com 48hs de antecedência.
·      A apostila será fornecida pela Faculdade INCISA.
·      A matrícula deverá ser feita com antecedência de 7 dias da data de início do curso.

ATENÇÃO!
Sua matrícula deve ser realizada, pelo menos, 7 dias antes do início do curso. Leia atentamente as instruções contidas no PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA.

Profº. Norton Nogueira de Almeida – Acupunturista Clínico formado em 2006 (“Curso Superior de Medicina Tradicional Chinesa/Terapias Orientais” – cursado 2 anos – em convênio do INCISA-IMAM com a Beijing University of Tradicional Chinese Medicine – Curso Técnico de Acupuntura 2005-2006).
Professor do Ambulatório de Acupuntura (2006-2008) e dos Cursos de Acupuntura e Massoterapia (desde 2007) INCISA-IMAM. Professor do Curso de Fitoterapia Chinesa EBRAMEC/CIEFATO SP, desde 2013. Formação em Acupuntura Abdominal, Auriculoacupuntura, Tui-na e Shiatsu pelo Incisa/Imam. Áreas de Interesse ou Pesquisa: Diagnóstico em MTC; Medicina Interna (MTC) e a prática de Acupuntura e Fitoterapia chinesa; Acupuntura X Tecido Fascial; Tratamento de Dores e Disfunções Temporomandibulares. Fisioterapeuta (graduado pela UFMG em 2012) com maior atuação em disfunções músculo-esqueléticas e formação complementar em Disfunções Temporomandibulares (ATM), Reeducação Postural Global (RPG) e Conceito Mulligan.

Informações Gerais

DATA:  8 a 11 de Abril – Segunda a Quinta, de 18 às 22h

CARGA HORÁRIA: 16h

PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes de MTC nas áreas de Acupuntura, Massoterapia e Fitoterapia.

Saiba Mais

METODOLOGIA
O curso será realizado por meio de aula teórica e prática.

Profº. Norton Nogueira de Almeida

Contato: comercial@incisaimam.com.br