Disfunções temporomandibulares DTM

temporomandibulare

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termos e refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação, além das estruturas associadas. ATM é a abreviatura de Articulação Temporomandibular. Localizam-se entre a mandíbula e o crânio na região anterior à orelha, do lado direito e esquerdo. Essas articulações possibilitam os movimentos da boca, como abertura, fechamento e funções, como mastigar, falar e engolir.

Os sintomas mais comuns são: dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores na face, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça, entre outros. A Disfunção Temporomandibular (DTMs) é um problema de saúde pública significante, que afeta de 5 a 12% da população. É a segunda condição músculo-esquelética mais comum (depois da dor lombar crônica), resultando em dor e incapacidade. Pode impactar as atividades diárias individuais, funcionamento psicossocial e qualidade de vida relacionada dor.

Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresentem. Alguns destes fatores são: trauma, estresse emocional, bruxismo em vigília, hábitos, como mascar chicletes, roer unhas, denominados, como predisposição genética para dores crônicas, dentre outros. Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.

OBJETIVO

Oferecer aos profissionais e estudantes conhecimento teórico e prático sobre Disfunções Temporomandibulares e atualização sobre os temas. Será dado enfoque ao tratamento através da Medicina Chinesa. Proporcionar conhecimentos sobre as funções do sistema da ATM, identificar etiologias, alterações funcionais e traçar tratamentos para pacientes com disfunção nesta articulação.

PROGRAMA
– Anatomia e biomecânica da ATM e músculos da mastigação – Sinais e Sintomas das DTMs – Classificação das DTMs segundo o DC/TMD de 2104 – Bandeiras Vermelhas para a Dor na região Orofacial – Compreensão da Dor através do modelo Biopsicossocial – Modalidades de tratamento das DTM
· Terapia Cognitiva Comportamental e Técnica Respiratória · Eletro acupuntura sem agulhas · Tuiná para cabeça e pescoço · Protocolos de Auriculoterapia

IMPORTANTE!
O aluno que cumprir 75% de frequência e aproveitamento satisfatório, mediante avaliação do professor, terá direito ao certificado.
As vagas são limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Caso não ocorra o número mínimo de matrículas até a data prevista para o curso, este será adiado ou cancelado. O valor pago será restituído, caso ocorra o cancelamento ou, ainda, por solicitação do matriculado, desde que comunicado com 48hs de antecedência.
A apostila será fornecida pela Faculdade INCISA.
A matrícula deverá ser feita com antecedência de 7 dias do início do curso.

Professores:
Mara Lívia Carvalho Duffles Teixeira – Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura (IMAM), Pós-graduando em Farmacologia e Clínica Chinesa (IMAM), Curso Avançado de Acupuntura pelo Beijing Tradicional Medicine Training Center of WFAS – Word Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies – Pequim, China, Formação em Método Rocabado ATM – Biomecânica Craniocervical e Fisiopatologia Temporomandibular (CEDIME – Centro de Estudos das Disfunções Músculo-Esqueléticas – Santiago, Chile), Formação em Pilates Clínico Internacional pela “APPI” – The Australian Physiotherapy and Pilates Institute.

Informações Gerais

PÚBLICO-ALVO
Curso destinado aos profissionais da área da saúde graduados ou em formação, que tenham interesse pelo tema.

DATA: Faça sua PRÉ-RESERVA DE VAGA sem custo. Somente assim poderemos te avisar a data da próxima turma a ser agendada.

CARGA HORÁRIA: 16 Horas

Saiba Mais

METODOLOGIA
O curso é teórico e prático, sendo a prática realizada entre os alunos monitorada pelo professor.

PRÉ-REQUISITO: Ser profissional da área da saúde graduado ou em formação.

Professores:
Mara Lívia Carvalho Duffles Teixeira

Contato: comercial@incisaimam.com.br