Massagem de deslizamento

massagem-de-deslizamento

Em 1879, apareceu pela primeira vez o termo effleurage. O termo correto para effleurage é “movimento deslizante”, vem do verbo francês effleurer que significa “deslizar” e “tocar levemente em”.

As aplicações mais superficiais desse movimento de effleurage são determinadas pela pressão, pelo arrasto, pela velocidade, direção e ritmo, tornando essa manipulação uma das mais versáteis.

A facilidade de aplicação do effleurage por ser uma manipulação eficaz para se usar de modo repetido, enquanto gradualmente se aumenta a profundidade da pressão. Essa é uma das manipulações preferidas para aquecer ou preparar o tecido para um tratamento corporal mais específico.

Por causa da natureza horizontal da manipulação, o padrão de fluxo da massagem pode progredir, de modo suave, de uma área do corpo para outra. É um bom método para se usar quando se for avaliar à procura de tecido duro e mole, áreas quentes e frias ou áreas que parecem tensas.

O effleurage também é o método preferido para a massagem abdominal e para a massagem que visa facilitar a circulação.

Quanto mais superficial o movimento, mais reflexo será o efeito. Movimentos superficiais lentos são muito calmantes, ao passo que os movimentos superficiais rápidos são estimulantes.

O deslizamento é usado no começo de todas as rotinas de massagem e tem diversas aplicações, mas talvez a mais importante seja o contato inicial que propicia com o paciente.

OBJETIVOS
Quando há algum desequilíbrio físico ou emocional, a energia vital fica acumulada, obstrui algumas vias, não percorre o corpo todo e isso prejudica a saúde e o bem-estar. O objetivo da massagem é restaurar a energia vital.

METODOLOGIA
Este estudo foi desenvolvido após uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o tema, sendo uma maneira de aprimorar o conhecimento.
Além da pesquisa utilizando artigos técnicos de revistas e livros especializados na área da saúde, o estudo é constituído pela participação em cursos de reciclagem sobre o tema.

PROGRAMA

– Apresentação do professor e alunos (Expectativas dos alunos);
– Texto: Integração da turma
– Preparação para a Terapia;
– As diferentes maneiras de escutar o corpo;
– Ambiente da massagem (condições gerais);
– Procedimento Remoção de Luvas;
– Técnica de Lavagem das Mãos;
– As mãos e seu simbolismo;
– Exercício: sensibilização das mãos;
– Alongamento;
– Prática (Testa/ Rosto/ Pescoço / Nuca);

– A dor (aguda/ crônica/ Refratária/ fantasma);
– O Toque;
– História da massagem;
– Benefícios da massagem;
– Técnicas de Deslizamento – Effleurage;
– Tipos de deslizamento ( superficial/ profundo/ com o polegar);
– Prática (Aplicação e procedimento);
– Efeitos do Deslizamento;
– A influência da massagem nas substâncias neuro-endócrinas;
– Contraindicação;
– Movimentos Finais;
– Prática (Testa/ rosto/ pescoço e nuca/ Braço e mão / Tórax e abdômen / Perna anterior e pé / perna posterior e pé / glúteo e costas.

RECURSOS ENVOLVIDOS
– Óleo de massagem;
– Óleo Essencial (A essência muda de acordo com a necessidade de cada paciente);
– Papel de maca;
– Luvas (Assepsia dos pés);
– Máscara;
– Gaze ou algodão;
– Touca;
– Álcool;
– Material individual de cada aluno para a realização do curso;
– Vestimenta apropriada (biquíni para as mulheres e calção para os homens);
– Lençol
– Toalha de rosto.

METODOLOGIA

Aula teórica e prática

IMPORTANTE!

O aluno que cumprir 75% de frequência e aproveitamento satisfatório, mediante avaliação do professor, terá direito ao certificado.
As vagas são limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Caso não ocorra o número mínimo de matrículas até a data prevista para o curso, este será adiado ou cancelado. O valor pago será restituído caso ocorra o cancelamento ou, ainda, por solicitação do matriculado desde que comunicado com 48hs de antecedência.
A apostila será fornecida pela Faculdade INCISA.
A matrícula deverá ser feita com antecedência de 7 dias do início do curso.

ATENÇÃO!
Sua matrícula deve ser realizada, pelo menos, 7 dias antes do início do curso. Leia atentamente as instruções contidas no PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA.

Profª. Yara Lúcia Pietra de Góis – Graduação em Pedagogia no Instituto Cultural Newton Paiva, Pós-graduação Arte Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Graduação no Curso de Massoterapia no Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens IMAM, 25 anos de experiência na área escolar, Curso Técnico disciplinas Drenagem Linfática Manual e Deslizamento, Cursos de Extensão Universitária de Bambuterapia, Terapia das Pedras Quentes e Terapia dos Cristais, Orientação de Estágio para a prática de massagens terapêuticas no Ambulatório do Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens – IMAM: elaboração e condução de Planejamento Pedagógico e de Projeto Pedagógico, Supervisão das atividades, para monitorar, conduzir e avaliar o desenvolvimento pedagógico, Desenvolvimento de grupos de estudo com o corpo docente professoras, atendentes e serventes, com foco no intercâmbio de experiências e na integração do grupo para a evolução pedagógica.

Informações Gerais

PÚBLICO-ALVO:
Público em geral e Profissionais de qualquer área de formação interessados no tema.

DATA:
06 e 07 de fevereiro (Quinta e Sexta, 9 às 18h)

CARGA HORÁRIA:
16 Horas

Saiba Mais

Profª. Yara Lúcia Pietra de Góis

Contato: comercial@incisaimam.com.br