Técnico em Farmácia (Em Breve)

O Curso Técnico em Farmácia visa atender à demanda do mercado de um profissional técnico para atuar e ser auxiliar direto nas diversas atividades que envolvam os produtos farmacêuticos.

Os gastos globais com remédios alcançaram US $ 1,2 trilhão em 2018 e a perspectiva é de que até 2023 o mercado farmacêutico global ultrapassará US $ 1,5 trilhão, crescendo à taxas anuais de 3% a 6% nos próximos cinco anos, segundo relatório do IQVIA que pesquisa o uso de medicamentos e perspectivas para o setor. O estudo indica que o número de novos produtos lançados deve aumentar de uma média de 46 nos últimos cinco anos para 54 até 2023.

O Brasil é um dos maiores consumidores de medicamentos do mundo. O Brasil subiu posições no ranking global, tornando-se o sétimo maior mercado farmacêutico do mundo em 2018 e a previsão é que suba para a sexta posição até 2023, ficado atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha, segundo a IQVIA.

Quanto ganha atualmente o Técnico em Farmácia?

No Brasil, a média salarial de um Técnico em Farmácia é de R$ 1.889,25, de acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho; podendo chegar a salários acima de R$ 2.000,00 dependendo do porte da empresa e experiência profissional do Técnico.

O aumento significativo do número de estabelecimentos farmacêuticos, a exigência do cliente por melhor atendimento, a necessidade de diferenciação no mercado por parte das empresas, o reconhecimento e implantação da farmácia hospitalar, a busca pela melhor qualidade do produto manipulado são tendências que apontam para a necessidade da profissionalização do setor.

O mercado de trabalho precisa de você!

O mercado de trabalho da farmácia hoje é ainda ocupado por grande número de trabalhadores não qualificados, por isso há uma necessidade urgente de formação do técnico, cujo perfil atenda aos novos desafios da área.

Objetivo do curso

O objetivo do curso é formar o profissional técnico para atuar em estabelecimentos farmacêuticos tais como drogarias, farmácias de manipulação, farmácias hospitalares, indústria farmacêutica, clínicas e postos de saúde.

Com dois terços do curso concluído (800 h) o aluno estará qualificado a receber o certificado de Auxiliar de Farmácia e ao final do curso completo (1200 h) receberá o diploma de Técnico em Farmácia.

Um curso diferenciado

O diferencial do curso oferecido pelo INCISA|IMAM é que o aluno terá disciplina de Fitoterapia Chinesa. Assim, o aluno conhecerá um pouco desta farmacologia oriental, haja vista a crescente demanda pelos excelentes efeitos das plantas e outros produtos dessa cultura milenar.

Pré-requisito

Para ingressar no Curso Técnico em Farmácia é necessário que o aluno esteja cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou tenha concluído o ensino médio.

Informações Gerais

Disciplinas da grade curricular:
Anatomia e Fisiologia; Primeiros Socorros; Psicologia Aplicada; Saúde Pública; Ética e Legislação; Química I; Microbiologia e Parasitologia; Administração de Estabelecimentos Farmacêuticos; Biossegurança; Introdução à Farmacologia Chinesa; Farmacologia I; Botânica e Farmacognosia; Farmacotécnica I; Química II; Empreendedorismo e Gestão da Carreira em Saúde; Política de Medicamentos; Farmácia Hospitalar; Farmacologia II; Farmacotécnica II; Patologia Geral; Noções de homeopatia; Noções de Farmacovigilância; Redação Técnica; Técnicas de Conservação e Esterilização de Medicamentos.

Carga horária:
Técnico em Farmácia: 1200 h de aula / 600 h de estágio
Auxiliar de Farmácia: 800 h de aula / 200 h de estágio
Duração do curso: 18 meses

Saiba Mais